A criança com TDAH e a família

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que acomete as crianças, geralmente em fase escolar e possui um comprometimento neurobiológico e comportamental, provocando prejuízos sociais e pedagógicos, variando de acordo com cada criança.

A família e a escola possuem importância fundamental quando lidamos com este transtorno, isto porque, a família, deve compreender as limitações da criança sem que a criança perceba que está sendo tratada de forma especial, não acentuando os comportamentos indesejados, bem como, a escola com o papel de incentivar pedagogicamente a evolução da criança.

Dentro da avaliação com a criança/adolescente, estas duas áreas (escola e família) deverão ser também ouvidas, o comportamento da criança dentro do contexto familiar e, a escola, levando em consideração o seu desenvolvimento e maturação cognitiva.

Após a confirmação do diagnóstico, é importante definir, junto ao psicoterapeuta algumas interferências e rotinas familiares e escolares com a criança e os pais. Definir horários e regras claras dentro do ambiente familiar é uma das intervenções mais importantes para a criança com TDAH.

É importante frisar que o TDAH é um transtorno genético, e provavelmente um dos pais desta criança também sofreu na infância, assim, caso percebam alguma dificuldade, deverá procurar também ajuda terapêutica visando maior paciência e trato com os filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima