Síndrome do Pânico

A Síndrome do pânico é um transtorno psíquico que gera uma ansiedade exacerbada, a ansiedade é algo benéfico até certo ponto, é ela que nos salva diante da previsão de um perigo, mas o problema é quando esta previsão se torna constante e desproporcional. Ultimamente, a síndrome do pânico é a causa mais frequente da procura por psicólogos e psiquiatras. Existe um movimento natural de medo, gerado especialmente pela situação de violência existente, entretanto, existem casos em que estes sintomas são gerais, e acabam comprometendo o dia a dia do indivíduo. O medo da morte, sua ou de outrem é o que mais permeia os pensamentos de alguém que se encontra com a síndrome do pânico.

As causas da síndrome do pânico podem ser desencadeadas por uma situação específica ou várias situações acumuladas, bem como, uma pré disposição. Observa-se que as pessoas suscetíveis ao desenvolvimento da síndrome são pessoas essencialmente já ansiosas em demasiado, mesmo as que nunca tenham sido diagnosticadas previamente.

Os sintomas da síndrome do pânico podem variar para cada indivíduo, levando em consideração também a gravidade do quadro, mas, em geral os sintomas se iniciam no campo emocional, sendo pensamentos delirantes onde o sujeito acredita estar sofrendo algum infarto, por conta de dores no peito, consequentemente, o medo de morrer o leva à uma sensação de falta de ar, ocasionando aperto no peito, sudorese, tontura, tremedeira, visão embaçada… Como em uma reação em cadeia. O emocional agrava o físico e o físico agrava o emocional.

A Síndrome do Pânico tem tratamento e controle, entretanto, a gravidade deverá ser avaliada por um profissional e a conduta terapêutica indicada. Alguns indivíduos conseguem controlar com psicoterapia, outros devem iniciar terapia medicamentosa, bem como, algumas terapias alternativas também podem ajudar como coadjuvante no tratamento.

Segredinho: Relaxem, aproveitem, divirtam-se… o tempo é agora, não amanha!